carregando...

Notícias

Brasil se destaca em ranking global de engajamento com jogos eletrônicos | Brazil stands out in global ranking of engagement with electronic games

23 de June de 2023
Compartilhe:

Um estudo realizado pela consultoria holandesa Newzoo revelou que o Brasil possui um engajamento maior com jogos eletrônicos do que a média global. Dos entrevistados no país, 83% foram considerados entusiastas de jogos eletrônicos, enquanto a média global foi de 79%. Além disso, 61% dos entrevistados brasileiros afirmaram assistir a jogos eletrônicos, em comparação com 54% no restante do mundo.

O sucesso de times brasileiros de esportes eletrônicos e a popularidade de plataformas de streaming, como a Twitch, foram apontados como possíveis fatores para esse alto índice de espectadores no Brasil. Plataformas móveis foram apontadas como a escolha principal entre os jogadores, com 60% dos entrevistados globalmente e 58% no Brasil. No entanto, os consoles são mais populares no Brasil, com 36% dos jogadores, em comparação com a média global de 32%.

O estudo destacou que o Brasil possui hábitos de engajamento com jogos eletrônicos mais semelhantes aos países desenvolvidos do que a outras regiões emergentes, como a África, Oriente Médio e Ásia. Embora o alto custo de consoles e componentes de computadores seja uma barreira, o fácil acesso às plataformas móveis acaba tornando-as mais populares.

Outras diferenças apontadas incluem a maior representatividade feminina entre jogadoras no Brasil (51% contra 48% globalmente) e uma população de jogadores mais jovem, com 40% entre 21 e 35 anos no Brasil, em comparação com 35% globalmente.


A study carried out by the Dutch consultancy Newzoo revealed that Brazil has a greater engagement with electronic games than the global average. Of respondents in the country, 83% were considered electronic game enthusiasts, while the global average was 79%. In addition, 61% of Brazilian respondents said they watch electronic games, compared to 54% in the rest of the world.

The success of Brazilian esports teams and the popularity of streaming platforms such as Twitch were pointed out as possible factors for this high viewership rate in Brazil. Mobile platforms were named as the top choice among gamers, with 60% of respondents globally and 58% in Brazil. However, consoles are most popular in Brazil, with 36% of gamers, compared to the global average of 32%.

The study highlighted that Brazil has electronic game engagement habits more similar to developed countries than to other emerging regions, such as Africa, the Middle East and Asia. While the high cost of consoles and computer components is a barrier, easy access to mobile platforms makes them more popular.

Other differences pointed out include the greater female representation among female players in Brazil (51% versus 48% globally) and a younger player population, with 40% between 21 and 35 years old in Brazil, compared to 35% globally.